terça-feira, 4 de junho de 2013

Tudo que você sempre quis saber sobre SPAM mas não tinha para quem perguntar

  • O que é SPAM
  • Como ele incomoda os contatos
  • Seus prejuízos para a boa entrega de emails

1 O que é SPAM?

SPAM é aquela mensagem indesejada, enviada sem o opt-in (sem a permissão clara) do destinatário e enviada para muitas pessoas ao mesmo tempo. Segundo a MarketingSherpa, as principais razões que fazem uma pessoa denunciar SPAM são:
  • 1. Não solicitei essa mensagem – 52%
  • 2. O conteúdo não me interessa – 41%
  • 3. Recebo muitos emails desse remetente – 25%
  • 4. Minha caixa de entrada já está cheia – 20%
  • 5. Achei o conteúdo ofensivo – 15%
E não custa dizer de novo: ninguém gosta de SPAM. Emails indesejados são uma das quatro coisas que mais irritam os usuários, junto com maiores problemas com anexos, caixas de mensagem cheias e emails encaminhados muitas vezes. Além disso, 40% das pessoas diz ODIAR receber SPAM.
Não é nada bom para a sua marca ser vista desse jeito. Acredite, você não quer que sua empresa ou seu cliente seja lembrado como aquele que intrometidamente entope as caixas de entrada das pessoas.
Email marketing não é panfletagem. As pessoas já recebem muitos emails por dia, o email ocupa 25% do tempo das pessoas no trabalho e não vão querer receber mensagens que não as interessem ou uma mensagem genérica feita apenas com uma imagem que não apresenta nenhuma vantagem para quem abre.

2 Principais motivos para mensagens com muitas denúncias

Listas antigas – Quando você usa listas antigas, de contatos que se cadastraram há muito tempo, as pessoas podem se espantar e podem ter se esquecido que fizeram opt-in e podem marcar como SPAM a sua mensagem.
Listas de eventos – Quando você participa de um evento e recebe os contatos de pessoas que participaram, esses contatos podem ser utilizados para contatos individuais (de um para um). Mandar uma mensagem para todos esses contatos de maneira indiscriminada é SPAM.
Emails do Outlook – Muitas vezes empresas exportam os contatos do Outlook para uma lista e utilizam essa lista para envio de campanhas. O problema é que dentre esses contatos podem existir contatos pessoais ou contatos de fornecedores que nada tem a ver com o produto ou serviço oferecido.
Listas compradas – Comprar listas não é uma boa ideia. Não gaste com isso. Se pensar em comprar uma lista, clique aqui.

3 Email marketing NÃO É

Panfletagem – O email marketing deve ser uma ferramenta de relacionamento e, acima de tudo, buscar a relevância. Ofereça produtos e serviços nos quais as pessoas tenham interesse e conteúdo relevante e bem pensado.
Limpeza de bases de contato – Não utilize uma campanha de email marketing para “limpar” a base. Listas antigas e desatualizadas terão muitos retornos e seus contatos serão bloqueados. Mantenha seus contatos atualizados.
Ação Isolada – Uma campanha de email é muito mais do que simplesmente “fatiar” uma imagem e enviá-la. É necessário planejar, criar conteúdo, testar, acompanhar resultados e incorporar melhorias. Testar a mensagem é essencial, pois se existe algum problema com o HTML, imagens e links seus destinatários não vão gostar e adivinha qual botão vai ficar bem evidente?

4 O problema da reputação

Ainda outro problema do envio de SPAM é a sua reputabilidade de entrega. Pense no seguinte: os emails são enviados através de endereços de IP. Pense neles como estradas através das quais as mensagens são enviadas, que são divididas por diferentes usuários. Cada endereço de IP tem uma reputação junto aos filtros anti-SPAM. Se um dado IP enviar muitas mensagens marcadas como SPAM, sua reputação baixa, e as mensagens enviadas por ele começam a cair nas caixas de SPAM, mesmo que nem todos os remetentes tenham enviado mensagens não-solicitadas. Aí é que está o pulo do gato: envio de SPAM estraga a reputação e, consequentemente, a boa entrega dos seus e dos emails dos outros que compartilham o mesmo IP. Um pode estragar o bom trabalho dos outros.
No Mailee.me, existe a opção de usar IPs exclusivos para envio, o que significa que você vai ter um IP só seu para gerenciar a reputação. Mas não se iluda: o cuidado com envio de SPAM neste caso é tão, ou mais, importante do que com IPs compartilhados
Tenha estas orientações em mente, pense em um conteúdo legal e seus resultados em email marketing melhorarão muito. Enviar mensagens não solicitadas irá apenas gastar seu tempo, dinheiro e trará resultados negativos. Seja lembrado não por ter enchido as caixas de entrada das pessoas, mas por ter trazido a elas uma mensagem relevante e interessante.
Com informações daqui e daqui.

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